O termômetro infravermelho digital é um aparelho que mede a temperatura de pessoas e objetivos através de um leitor infravermelho.
O aparelho está sendo bastante utilizado durante a Pandemia do Covid 19 para a testagem da temperatura das pessoas auxiliando no controle da pandemia. Para garantir o bom funcionamento do aparelho, ele precisa ser cadastrado nos órgãos reguladores como Anvisa e Inmetro, antes de ser comercializado e utilizado.
Veja neste blog post como é feito o cadastro o termômetro de infravermelho digital na Anvisa.
O que é o termômetro de infravermelho digital e como ele funciona?
Como já citamos anteriormente, o termômetro infravermelho digital é um equipamento utilizado para a medição de temperatura. O equipamento portátil e de pequeno porte, é uma excelente solução para esse fim, considerando a sua eficácia e agilidade no processo.
O termômetro infravermelho digital é um equipamento prático composto por um sistema óptico e um detector, onde através de uma luz infravermelha consegue medir a temperatura sem encostar na superfície.
Atualmente o termômetro de infravermelho digital está sendo muito utilizado para a medição de temperatura no combate ao corona vírus, sendo um dos motivos importante onde se deve lembrar que o registro de produto na Anvisa garante a segurança do aparelho para o consumidor final.
Regularização da empresa
Para iniciar o processo de cadastro de produto, é necessário que o fabricante ou importador tenha o registro da empresa e todas as certificações necessárias relacionadas à empresa. Só é possível fazer o registro do termômetro infravermelho digital quando a empresa tiver com todos os documentos aprovados nos órgãos para poder registrar.
Mas caso você já tenha a empresa e todos os documentos aprovados, você pode iniciar o processo de cadastro de produto. Veja como funciona a seguir.
Como cadastrar termômetro de infravermelho digital?
O cadastro do termômetro infravermelho digital é feito pela Anvisa e deve seguir todas as normas por ela estabelecidas.
O termômetro infravermelho digital é considerado um correlato, classificado como produto para saúde de risco II, ou seja, é um produto considerado pela Anvisa de alto risco e sendo obrigatório o cadastro para a sua comercialização.
Para cadastrar esse tipo de produto, é preciso a realização e aprovação em testes que vão garantir a eficácia e segurança do produto para o consumidor final.
Dessa maneira, o interessado deve apresentar todas as informações à Anvisa, assim como informações especificas, manual de composição e instrução, componentes, entre outros.
Por que contratar uma assessoria em assuntos regulatórios?
A Licempre é uma empresa especialista em assuntos regulatórios e cuida de todos os processos burocráticos junto à Anvisa.
Dessa maneira você tem menos preocupação com o processo, ganhando mais tempo e mais segurança na hora de registrar a sua empresa ou produto.
Quer saber mais ou esclarecer as suas dúvidas? Fale com os nossos especialistas!