Anatel abre consulta pública para padronização de carregadores de celular.
julho 13, 2022
A caça aos cabos certos para carregar o seu celular podem estar com os dias contados. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convidou a sociedade para opinar sobre e disponibilizou a Consulta Pública 45/2022, que recebe contribuições até o dia 26 de agosto. Esta consulta apresenta a proposta de tornar padrão o modelo USB tipo C em telefones móveis celulares, definindo os requisitos técnicos para avaliar a conformidade da interface de carregamento por fio nesses aparelhos.
A proposta em questão é baseada no projeto recente do parlamento europeu que visa incluir requisitos para padronizar a interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, incluindo telefones celulares, que deverão fazer parte de uma interface de carregamento harmonizada, com base no padrão USB tipo C. Esse tipo de padrão foi escolhido por já ser extensamente utilizado pela maioria dos fabricantes mundiais, além de atender à série de normas europeias EN IEC 62680-15, internacionalmente reconhecidas.
Nesse ínterim, uma comissão de parlamentares dos Estados Unidos demonstrou interesse pela norma e também solicitou ao departamento de comércio do país para que adotem abordagem similar à europeia, e assim criar uma estratégia abrangente que contribuir com a diminuição dos custos desnecessários ao consumidor, atenua o lixo eletrônico e torna o processo de compra de novos eletrônicos mais integrado e facilitado devido à padronização de carregamento de todos os aparelhos.
A padronização é um tema que já vem sendo abordado há tempos.
A área técnica da Anatel, atenta aos movimentos do mercado internacional, avaliou a questão e apresentou uma proposta com abordagem parecida para aplicação no mercado nacional, cingindo carregadores de telefones celulares cuja implementação sujeita-se à atualização dos requisitos técnicos correntes na Agência para a avaliação do assenso de telefones celulares e de carregadores para telefones celulares.
Vale ressaltar que a padronização das interfaces de carregamento de telefones celulares não é um tema novo, já tendo sido objeto de estudos e contribuições da Anatel em fóruns internacionais. No ano de 2019, por exemplo, servidores da agência apresentaram e obtiveram aprovação de contribuições à Recomendação L.1000 – Universal power adapter and charger solution for mobile terminals and other hand-held ICT devices, que estabelece requisitos para um carregador universal e fonte de energia em terminais móveis. A recomendação em questão indica a interface USB tipo C como a padrão de conector e de protocolo para o fornecimento de energia em terminais móveis.
Como funciona o projeto na Europa?
Os países que compõem o bloco concordaram de forma provisória que os novos dispositivos eletrônicos devem usar um carregador USB do tipo C (USB-C) até 2024. A nova regra abrangerá uma gama de de aparelhos que inclui: celulares, tablets, fones de ouvido, videogames, alto-falantes, entre outros. Todos esses dispositivos portáteis deverão usar um cabo USB-C, independentemente do fabricante.
A única diferença é que os fabricantes de notebook terão 40 meses para fazer a alteração após a entrada da medida em vigor, que para os outros gadgets é imediata. O projeto também inclui um plano para o cliente decidir na hora da compra se deseja ou não que os dispositivos eletrônicos venham com carregadores.
A maioria das empresas já adotam este tipo de padrão para seus aparelhos, porém a Apple, que é uma gigante do segmento, possui um padrão exclusivo, o conector Lightning. Segundo um representante da marca disse à BBC News “a regulamentação rígida que exige apenas um tipo de conector sufoca a inovação em vez de incentivá-la, o que, por sua vez, prejudicará os consumidores na Europa e em todo o mundo”.
Porém, para a maioria dos consumidores, ter um carregador universal vai facilitar muito a vida.